COVID-19Direito a saúdeDireito da pessoa com deficiência

DEFICIÊNCIA VISUAL X CORONAVÍRUS

Em tempos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, os deficientes visuais devem redobrar os cuidados para evitar o contágio pois o contato manual é a sua principal maneira de interação.

As formas de transmissão da doença, por meio de gotículas de pessoas infectadas e pelo toque em superfícies contaminadas, expõem as pessoas com deficiência visual a situações de maior risco.

Neste sentido, a Organização Nacional de Cegos do Brasil, afirma que as situações cotidianas vividas por deficientes visuais os colocam em maior vulnerabilidade, pois há utilização frequente das mãos em corrimões, mesas, superfícies, bancadas e a necessidade de contato direto com outras pessoas para auxílio nas atividades da vida diária, sobretudo apoio de terceiros ao longo do percurso em ambientes externos.

Destacamos que o principal desafio é a necessidade de usar o tato o tempo todo e, assim, ficar mais exposto ao contágio e que, a orientação atual é apoiar a mão na parte de trás do ombro quando aceitar/oferecer ajuda na rua, em vez do cotovelo, pois a recomendação é de que, ao tossir e espirrar, as pessoas o façam no antebraço.

Os cuidados com a higiene e saúde não devem ser obstáculos ao cumprimento do nosso dever social, é possível ajudar em segurança.
Compartilhe estas informações, para que possamos juntos ajudar e receber ajuda em segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *